Skip to content

Principais d√ļvidas sobre o Whatsapp: perguntas e respostas

Conhe√ßa a seguir as principais d√ļvidas sobre o aplicativo Whatsapp Messenger.

apk whatsappA respeito da imensa popularidade do Whatsapp, ainda pairam muitas d√ļvidas a respeito do funcionamento deste aplicativo na mente dos usu√°rios. Quase sempre essas incertezas dizem respeito √†s quest√Ķes de privacidade e os bloqueios que a justi√ßa brasileira imp√Ķe ao funcionamento do software de mensagens.

Neste artigo reunimos algumas das perguntas mais frequentes a respeito do app para ajudar você a entender como proteger a privacidade das suas conversas online.

Qualquer telefone celular pode ter WhatsApp Messenger?

N√£o. O aplicativo WhatsApp Messeger apenas √© compativel com as seguintes vers√Ķes de sistema operacional:

 Precisa de crédito para instalar o WhatsApp?

O WhatsApp (zap zap) é um aplicativo de mensagens online e para funcionar precisa de um sinal ativo de internet, seja Wi-Fi, 3g ou 4G. O App ficou tão popular justamente por oferecer a possibilidade de mandar mensagens sem consumir os créditos das pessoas, apenas o consumo de internet normal diário que o usuário já utiliza em seu dia-a-dia. Mas e para instalar, o Whats precisa de crédito?

A resposta √© n√£o. Para instalar o WhatsApp, assim como qualquer outro aplicativo, o que se precisa √© de sinal de internet. Se voc√™ estiver usando Wi-Fi (o que √© recomend√°vel devido ao peso do aplicativo), pode ficar tranquilo, voc√™ s√≥ ‚Äúprecisar√°‚ÄĚ de cr√©ditos caso esteja utilizando os dados m√≥veis 3G ou 4G, que usa todo dia uma parte do cr√©dito para ser ativado. Fora isso, nada mais √© utilizado.

Precisa de credito para usar WhatsApp? O envio de mensagens é gratuito?

O¬†WhatsApp Messenger usa apenas uma conex√£o de internet dispon√≠vel para o seu aparelho (redes 3G, 4G ou semelhantes e Wi-Fi) para enviar as mensagens. Diferente de um SMS, voc√™ n√£o tem que pagar por cada mensagem enviada. As liga√ß√Ķes funcionam da mesma maneira e tamb√©m s√£o gratuitas.

Quando uma pessoa te bloqueia no WhatsApp a foto some?

Com grande popularidade, o WhatsApp ganha a cada dia novos usuários e a lista de contatos de praticamente todos nós está sempre aumentando um pouco. No entanto com tantas pessoas e com tantas conversas diferentes diariamente, é normal que algum desentendimento possa acontecer e para isso existe um recurso do app de mensagens que se trata de bloquear usuários. Porém, nenhuma notificação é enviada para a pessoa bloqueada, isso pode ser um alívio caso você que tenha bloqueado mas é uma pulga atrás da orelha caso a suspeita é de que tenham bloqueado você.

Existe uma conversa de que quando algu√©m te bloqueia a foto da pessoa n√£o aparece mais para voc√™, s√≥ que isso n√£o √© confirmado, pois uma foto pode sumir por v√°rios motivos, inclusive erro de sistema. Mas existe um meio mais eficaz de descobrir se voc√™ foi bloqueado: Crie um grupo de conversa do Whats e tente adicionar a pessoa que voc√™ acha que te bloqueou, se voc√™ n√£o conseguir e uma mensagem do tipo ‚Äúvoc√™ n√£o est√° autorizado a adicionar esse contato‚ÄĚ, quer dizer que voc√™ foi bloqueado.

As mensagens do WhatsApp Messenger s√£o seguras?

O WhatsApp utiliza criptografia de ponta-a-ponta. Isso significa que apenas voc√™ e as pessoas para quem voc√™ envia mensagens poder√£o visualiz√°-las. A criptografia de ponta-a-ponta est√° sempre ativada nas vers√Ķes mais recentes e √© imposs√≠vel desliga-la.

Se minha operadora vender meu antigo n√ļmero, o novo dono pode ter acesso √†s minhas msgns antigas ou meus contatos do whatsapp?

N√£o. O que pode acontecer √© seus antigos contatos enviarem mensagens para o seu antigo n√ļmero e elas irem para o novo dono do n√ļmero.

A fisioterapeuta catarinense, Fernanda Pacheco, 34, comprou um novo chip e instalou o aplicativo whatsapp. Passados alguns dias, Fernanda come√ßou a receber mensagens de pessoas estranhas, direcionadas para a antiga dona do n√ļmero de telefone.

Ao responder as mensagens esclarecendo que aquele n√ļmero j√° n√£o pertencia √† antiga dona, a fisioterapeuta chegou a ser acusada de ter roubado o telefone da antiga dona do n√ļmero, por um de seus interlocutores. O caso s√≥ teve fim quando a antiga dona ficou sabendo da confus√£o e alertou seus contatos de que n√£o se tratava de um roubo.

√Č poss√≠vel verificar uma conta do WhatsApp em mais de um aparelho?

N√£o, a sua conta s√≥ pode ser verificada em um aparelho por vez. Em caso de aparelhos com dois chips, voc√™ precisar√° escolher em qual dos n√ļmeros voc√™ ir√° criar sua conta. Tamb√©m n√£o √© poss√≠vel criar uma conta com dois n√ļmeros de telefone. Vale lembrar que se voc√™ trocar de aparelhos constantemente voc√™ poder√° ser bloqueado pelo WhatsApp.

√Č poss√≠vel impedir que um contato saiba que estou usando o Whatsapp?

N√£o. Aderindo ao servi√ßo do aplicativo o mesmo trata de avisar todos os seus contatos, que possuem conta no aplicativo e seu n√ļmero de telefone, de que voc√™ est√° utilizando o whatsapp messenger. N√£o h√° forma de escapar.

√Č poss√≠vel esconder que eu tenha WhatsApp de um contato?

N√£o. Mesmo que voc√™ bloqueie um contato ele poder√° ver voc√™ na sua lista, mesmo que voc√™ bloqueie este contato. Esta informa√ß√£o s√≥ n√£o vai aparecer caso o contato n√£o tenha seu n√ļmero na lista dele. Vale lembrar que mesmo que voc√™ n√£o tenha um n√ļmero em seus contatos, se este contato tiver seu n√ļmero, ele poder√° ver que voc√™ tem WhatsApp.

O que acontece quando envio mensagem para alguém que me bloqueou no WhatsApp?

A pessoa que te bloqueou não recebe mais as suas mensagens. Elas simplesmente não são exibidas e qualquer atualização que você fizer na suas mensagens, fotos ou videos de status também não irão aparecer.

√Č poss√≠vel recuperar meus dados e conversas deletadas?

Caso você perca todos os seus dados, não é possível restaurá-los com a ajuda do suporte do WhatsApp. Os seus dados e históricos não são armazenados pela empresa após elas terem sido entregues.

O Whatsapp compartilha meus dados com o Facebook ou outras empresas?

Recentemente o Whatsapp realizou uma declara√ß√£o que deixou trouxe diversas d√ļvidas: o compartilhamento de dados como o n√ļmero de telefone dos usu√°rios com o Facebook. N√£o obstante, a companhia garante que o conte√ļdo das mensagens, bem como os arquivos compartilhados n√£o s√£o divididos com o Facebook nem com outras empresas.

O Whatsapp declarou que as informa√ß√Ķes contidas nas mensagens s√£o protegidas pela criptografia ponta a ponta, que permite apenas que remetente e destinat√°rio tenham acesso ao conte√ļdo. Al√©m do que, a empresa garante que n√£o armazena os dados dos usu√°rios e n√£o tem, portanto, informa√ß√Ķes para revelar ao governo brasileiro ou qualquer outra institui√ß√£o no mundo.

Por que a justiça bloqueia o Whatsapp no Brasil?

No início do ano de 2016, o aplicativo Whatsapp teve seu funcionamento bloqueado por um juiz federal do estado de Sergipe durante 72 horas em todo o Brasil. A decisão teve base no descumprimento do Marco Civil da Internet (Lei 12.965/14), que determina os princípios e a garantia de direitos e deveres dos provedores de internet no país.

O Whatsapp defendeu-se alegando que n√£o armazena as informa√ß√Ķes das mensagens trocadas entre seus usu√°rios, de modo que n√£o pode atender ao pedido da justi√ßa de conceder tais informa√ß√Ķes em caso de quebra de sigilo telef√īnico.

Segundo a empresa, a criptografia ponta a ponta foi criada justamente para dificultar a intercepta√ß√£o das informa√ß√Ķes dos usu√°rios e proteger sua privacidade.

Como devo proceder se meu telefone for roubado ou perdido?

O primeiro passo é entrar em contato com sua operadora de celular para efetuar o bloqueio do chip. Isso irá impedir que a sua conta do WhatsApp Messenger possa ser verificada através de SMS em outro telefone.

Ap√≥s o bloqueio voc√™ pode usar um novo chip com o mesmo n√ļmero para ativar e confirmar o WhatsApp em um novo aparelho. Esta √© a maneira mais r√°pida de recuperar sua conta.

Caso n√£o seja poss√≠vel ativar sua conta imediatamente, entre em contato com a empresa atrav√©s do e-mail support@whatsapp.com com a seguinte frase no corpo do e-mail: Perdido/Roubado: Por favor, desative minha conta. N√£o se esque√ßa de incluir seu n√ļmero de telefone completo em formato internacional (com DDI e DDD) na mensagem.

Não é possível rastrear seu aparelho pelo WhatsApp app, e também não é possível desativar o aplicativo através de outro aparelho. E lembre-se de que ainda é possível utilizar o WhatsApp pelo Wi-Fi caso você não bloqueie a conta, mesmo com os serviços de telefone e SMS desativados.

Como baixar Whatsapp GB?

Confira nosso tutorial: Whatsapp GB


Gostou das nossas dicas sobre o ZAP? Compartilhe sua opini√£o e experi√™ncia deixando um coment√°rio no post. ūüôā