Por que o Whatsapp no Brasil é conhecido como Zap Zap?

O zap zap! O aplicativo de mensagens instantâneas Whatsapp é um sucesso no Brasil. Só pelos usuários do sistema Android o aplicativo já foi baixado quase 40 milhões de vezes, como mostra a página do app na Google Play Store. Isso sem contar os downloads dos usuários do Windows Phone, BlackBerry, Nokia e iPhone. Todo esse sucesso se deve à praticidade em enviar e receber mensagens pelo aplicativo, pela sua acessibilidade em diversas plataformas e, é claro, pela gratuidade do app. 🙂

Mas porque o nome de Zap Zap?

Com a popularidade do aplicativo no Brasil, o WhatsApp ganhou um apelido carinhoso: Zap Zap (ou simplesmente Zap). É assim que os brasileiros se acostumaram a chamar a principal ferramenta de troca de mensagens mobile utilizada no país. “Vou te mandar um Zap” é uma frase bastante comum entre os usuários do app. Significa nada mais, nada menos do que “Vou te mandar uma mensagem no WhatsApp”.zap-zap

É simplesmente uma maneira de adaptar o nome estrangeiro do aplicativo à linguagem popular do português brasileiro, da mesma forma que outros serviços populares na internet também ganharam apelidos carinhosos. O Facebook, por exemplo, é conhecido por aqui como simplesmente “Fêice”. Já o Instagram, que também alcançou um enorme sucesso no país, é chamado pelos usuários de “Insta”. O Snapchat, popular rede social de mensagens instantâneas, por aqui é conhecido apenas como “Snap”.

whatsapp-brasil-zapTanto os usuários mais novos como os usuários mais velhos utilizam o termo. Talvez porque seja uma forma mais simples, principalmente para aqueles que não falam o inglês. Ou então um jeito divertido de dizer aos amigos que vai mandar uma mensagem via Zap Zap. Pode ter certeza que se você utilizar o termo no Brasil, todo mundo vai entender que você vai estar se referindo ao WhatsApp Messenger.

“Zap Zap” vs WhatsApp

zapNo entanto, há quem tente tornar essa associação do termo “Zap Zap” ao WhatsApp um pouco mais complicado. Um programador do país acabou criando um aplicativo também de troca de mensagens com o nome Zap Zap. Ou seja, é possível baixar o Zap Zap, que não necessariamente se refira ao tão famoso WhatsApp. A confusão entre os usuários é tanta que o aplicativo Zap Zap tem 6 milhões de downloads, segundo o site oficial do app.?

A plataforma do app “genérico do WhatsApp” é muito parecida com o Telegram. Através dele você pode trocar mensagens em texto, áudio e fotos. Pode também criar grupos com até 100 contatos e enviar arquivos ilimitados. Além disso, o Zap Zap possui o diferencial que permite ao usuário enviar mensagens secretas que podem ser apagadas depois de determinado tempo.

meme-zapzap

Meme ZapZap

Portanto, cuidado na hora de baixar WhatsApp e não confundir e acabar baixando o app genérico Zap Zap. Mas, entre os seus amigos, pode continuar falando que vai mandar uma mensagem ou foto via “Zap Zap”, que não tem problema.

Afinal, o WhatsApp continua sendo o aplicativo mais popular da Google Play Store no Brasil e no mundo, com a marca impressionante de mais de 1 bilhão de downloads. E aí, você vai ficar de fora do Zap?! 🙂

2 thoughts on “Por que o Whatsapp no Brasil é conhecido como Zap Zap?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *