Principais dúvidas sobre o Whatsapp: perguntas e respostas

Conheça a seguir as principais dúvidas sobre o aplicativo Whatsapp Messenger.

apk whatsappA respeito da imensa popularidade do Whatsapp, ainda pairam muitas dúvidas a respeito do funcionamento deste aplicativo na mente dos usuários. Quase sempre essas incertezas dizem respeito às questões de privacidade e os bloqueios que a justiça brasileira impõe ao funcionamento do software de mensagens.

Neste artigo reunimos algumas das perguntas mais frequentes a respeito do app para ajudar você a entender como proteger a privacidade das suas conversas online.

Qualquer telefone celular pode ter WhatsApp Messenger?

Não. O aplicativo WhatsApp Messeger apenas é compativel com as seguintes versões de sistema operacional:

 Precisa de crédito para instalar o WhatsApp?

O WhatsApp é um aplicativo de mensagens online e para funcionar precisa de um sinal ativo de internet, seja Wi-Fi, 3g ou 4G. O App ficou tão popular justamente por oferecer a possibilidade de mandar mensagens sem consumir os créditos das pessoas, apenas o consumo de internet normal diário que o usuário já utiliza em seu dia-a-dia. Mas e para instalar, o Whats precisa de crédito?

A resposta é não. Para instalar o WhatsApp, assim como qualquer outro aplicativo, o que se precisa é de sinal de internet. Se você estiver usando Wi-Fi (o que é recomendável devido ao peso do aplicativo), pode ficar tranquilo, você só “precisará” de créditos caso esteja utilizando os dados móveis 3G ou 4G, que usa todo dia uma parte do crédito para ser ativado. Fora isso, nada mais é utilizado.

Precisa de credito para usar WhatsApp? O envio de mensagens é gratuito?

O WhatsApp Messenger usa apenas uma conexão de internet disponível para o seu aparelho (redes 3G, 4G ou semelhantes e Wi-Fi) para enviar as mensagens. Diferente de um SMS, você não tem que pagar por cada mensagem enviada. As ligações funcionam da mesma maneira e também são gratuitas.

Quando uma pessoa te bloqueia no WhatsApp a foto some?

Com grande popularidade, o WhatsApp ganha a cada dia novos usuários e a lista de contatos de praticamente todos nós está sempre aumentando um pouco. No entanto com tantas pessoas e com tantas conversas diferentes diariamente, é normal que algum desentendimento possa acontecer e para isso existe um recurso do app de mensagens que se trata de bloquear usuários. Porém, nenhuma notificação é enviada para a pessoa bloqueada, isso pode ser um alívio caso você que tenha bloqueado mas é uma pulga atrás da orelha caso a suspeita é de que tenham bloqueado você.

Existe uma conversa de que quando alguém te bloqueia a foto da pessoa não aparece mais para você, só que isso não é confirmado, pois uma foto pode sumir por vários motivos, inclusive erro de sistema. Mas existe um meio mais eficaz de descobrir se você foi bloqueado: Crie um grupo de conversa do Whats e tente adicionar a pessoa que você acha que te bloqueou, se você não conseguir e uma mensagem do tipo “você não está autorizado a adicionar esse contato”, quer dizer que você foi bloqueado.

As mensagens do WhatsApp Messenger são seguras?

O WhatsApp utiliza criptografia de ponta-a-ponta. Isso significa que apenas você e as pessoas para quem você envia mensagens poderão visualizá-las. A criptografia de ponta-a-ponta está sempre ativada nas versões mais recentes e é impossível desliga-la.

Se minha operadora vender meu antigo número, o novo dono pode ter acesso às minhas msgns antigas ou meus contatos do whatsapp?

Não. O que pode acontecer é seus antigos contatos enviarem mensagens para o seu antigo número e elas irem para o novo dono do número.

A fisioterapeuta catarinense, Fernanda Pacheco, 34, comprou um novo chip e instalou o aplicativo whatsapp. Passados alguns dias, Fernanda começou a receber mensagens de pessoas estranhas, direcionadas para a antiga dona do número de telefone.

Ao responder as mensagens esclarecendo que aquele número já não pertencia à antiga dona, a fisioterapeuta chegou a ser acusada de ter roubado o telefone da antiga dona do número, por um de seus interlocutores. O caso só teve fim quando a antiga dona ficou sabendo da confusão e alertou seus contatos de que não se tratava de um roubo.

É possível verificar uma conta do WhatsApp em mais de um aparelho?

Não, a sua conta só pode ser verificada em um aparelho por vez. Em caso de aparelhos com dois chips, você precisará escolher em qual dos números você irá criar sua conta. Também não é possível criar uma conta com dois números de telefone. Vale lembrar que se você trocar de aparelhos constantemente você poderá ser bloqueado pelo WhatsApp.

É possível impedir que um contato saiba que estou usando o Whatsapp?

Não. Aderindo ao serviço do aplicativo o mesmo trata de avisar todos os seus contatos, que possuem conta no aplicativo e seu número de telefone, de que você está utilizando o whatsapp messenger. Não há forma de escapar.

É possível esconder que eu tenha WhatsApp de um contato?

Não. Mesmo que você bloqueie um contato ele poderá ver você na sua lista, mesmo que você bloqueie este contato. Esta informação só não vai aparecer caso o contato não tenha seu número na lista dele. Vale lembrar que mesmo que você não tenha um número em seus contatos, se este contato tiver seu número, ele poderá ver que você tem WhatsApp.

O que acontece quando envio mensagem para alguém que me bloqueou no WhatsApp?

A pessoa que te bloqueou não recebe mais as suas mensagens. Elas simplesmente não são exibidas e qualquer atualização que você fizer na suas mensagens, fotos ou videos de status também não irão aparecer.

É possível recuperar meus dados e conversas deletadas?

Caso você perca todos os seus dados, não é possível restaurá-los com a ajuda do suporte do WhatsApp. Os seus dados e históricos não são armazenados pela empresa após elas terem sido entregues.

O Whatsapp compartilha meus dados com o Facebook ou outras empresas?

Recentemente o Whatsapp realizou uma declaração que deixou trouxe diversas dúvidas: o compartilhamento de dados como o número de telefone dos usuários com o Facebook. Não obstante, a companhia garante que o conteúdo das mensagens, bem como os arquivos compartilhados não são divididos com o Facebook nem com outras empresas.

O Whatsapp declarou que as informações contidas nas mensagens são protegidas pela criptografia ponta a ponta, que permite apenas que remetente e destinatário tenham acesso ao conteúdo. Além do que, a empresa garante que não armazena os dados dos usuários e não tem, portanto, informações para revelar ao governo brasileiro ou qualquer outra instituição no mundo.

Por que a justiça bloqueia o Whatsapp no Brasil?

No início do ano de 2016, o aplicativo Whatsapp teve seu funcionamento bloqueado por um juiz federal do estado de Sergipe durante 72 horas em todo o Brasil. A decisão teve base no descumprimento do Marco Civil da Internet (Lei 12.965/14), que determina os princípios e a garantia de direitos e deveres dos provedores de internet no país.

O Whatsapp defendeu-se alegando que não armazena as informações das mensagens trocadas entre seus usuários, de modo que não pode atender ao pedido da justiça de conceder tais informações em caso de quebra de sigilo telefônico.

Segundo a empresa, a criptografia ponta a ponta foi criada justamente para dificultar a interceptação das informações dos usuários e proteger sua privacidade.

Como devo proceder se meu telefone for roubado ou perdido?

O primeiro passo é entrar em contato com sua operadora de celular para efetuar o bloqueio do chip. Isso irá impedir que a sua conta do WhatsApp Messenger possa ser verificada através de SMS em outro telefone.

Após o bloqueio você pode usar um novo chip com o mesmo número para ativar e confirmar o WhatsApp em um novo aparelho. Esta é a maneira mais rápida de recuperar sua conta.

Caso não seja possível ativar sua conta imediatamente, entre em contato com a empresa através do e-mail support@whatsapp.com com a seguinte frase no corpo do e-mail: Perdido/Roubado: Por favor, desative minha conta. Não se esqueça de incluir seu número de telefone completo em formato internacional (com DDI e DDD) na mensagem.

Não é possível rastrear seu aparelho pelo WhatsApp app, e também não é possível desativar o aplicativo através de outro aparelho. E lembre-se de que ainda é possível utilizar o WhatsApp pelo Wi-Fi caso você não bloqueie a conta, mesmo com os serviços de telefone e SMS desativados.


Gostou das nossas dicas sobre o Whatsapp Messenger? Compartilhe sua opinião e experiência deixando um comentário no post. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *